Guineense radicada em Cuiabá, Diela transforma tranças em identidade, militância e conquista reconhecimento nacional com o D’jombai.
A trajetória de Diela Tamba Nhaque, trancista e empreendedora cultural, começou muito antes de ganhar destaque nacional como finalista da Expo Favela 2025. Natural de Guiné-Bissau, localizado na costa ocidental da África, ela deixou o país há mais de 17 anos em busca de novas oportunidades e encontrou em Cuiabá um novo lar, e também um novo propósito.
Diela conta que seu trabalho vai além da estética. Para ela, a trança é ferramenta de identidade, memória e autoestima para pessoas negras. “Antes de trançar qualquer cabelo, eu preparo tudo com carinho, porque trança é história, é raiz e é identidade”, afirma. A dedicação, no entanto, foi interrompida por um período em que precisou desacelerar. “O corpo pediu descanso. A vida pediu silêncio”, lembra.
O retorno veio acompanhado de reconhecimento. A notícia de que estava entre os 10 destaques da Expo Favela reacendeu sua esperança e reforçou seu compromisso com a própria história. “Eu, uma mulher de Gipusal, filha de trabalhadores, sendo reconhecida internacionalmente pelo meu trabalho, é motivo de muita gratidão”, diz.
Mais do que empreendedora, Diela também carrega uma trajetória de militância desde a infância. Ao chegar à universidade, engajou-se no movimento estudantil e se tornou referência no curso de Serviço Social. Esse percurso contribuiu para que seu projeto, o D’jombai, assumisse também um papel de defesa dos direitos dos trancistas no Brasil.
Com a regulamentação nacional da profissão já consolidada, Diela agora atua para que Mato Grosso também avance na legislação. “Falta apenas o nosso estado regulamentar, e estamos mobilizando os movimentos negros para isso”, afirma.
De volta às tranças e fortalecida por sua história, a empreendedora celebra o momento como um marco de representatividade. “Hoje eu volto não só para as tranças, mas para honrar a minha história e representar as mulheres negras da minha cultura e da minha cidade”, destaca.
-
Empreendedora de MT garante vaga em reality da Globo após se destacar na Expo Favela
-
10 empreendedores de MT irão para etapa nacional da Expo Favela 2024
-
Confira a agenda cultural que promete agitar todo o estado neste fim de semana


