Foto: Divulgação
Deputado estadual Adenilson Rocha (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para atacar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), durante a sessão desta quarta-feira (2). Segundo o tucano, o ministro é ‘fraco’, ‘covarde’ e ‘sem moral’. Afirmou ainda que ele não representa o agronegócio.
Durante a sua fala, e sem apresentar nenhuma propositura, Rocha contou que está andando de ‘ponta a ponta’ pelo Estado, especialmente em cidades com destaque no agronegócio. Citou que é necessário, nesse momento, separar aqueles que ‘atrapalham e prejudicam’ o setor, entre eles o ministro Fávaro.
“Temos um presidente de esquerda que odeia o produtor rural, que quer ver o setor no chão. Se não bastasse esse desgoverno, colocaram um mato-grossense de fantoche como ministro da Agricultura. Carlos Fávaro, você é um esquerda, sem moral, sem força, sem liderança”, disse.
Segundo o deputado tucano, Fávaro nunca defendeu o agro. “O que o senhor defende é o PT, é o Lula e o MST”. “Ministro fraco, covarde, que fica viajando em evento internacional falando que defende o agro, mas todo mundo sabe que isso não é verdade”.
Falando em nome do setor, ele afirmou que o ministro não os representa. “Eu digo sem rodeios, Carlos Fávaro tem que pedir para sair. Ele não nos representa. Ele não ajuda o agro, fantoche da esquerda”.
Por fim, afirmou que Lula não é bem-vindo em Sinop – em caso de eventual visita e exaltou a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na Norte Show, na cidade, no dia 15 de Abril. Já Lula chega em Mato Grosso na sexta-feira (4).
GERAL
Sedec mudará CNPJ para atender norma federal e alerta prestadores para prazos de emissão de notas
Prestadores de serviço devem emitir documentos até 15 de abril no cadastro atual
Publicados
23 minutos atrás
em
2 de abril de 2025
Foto: Assessoria Sedec
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) passará a operar com um novo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) a partir de 1º de maio de 2025. A mudança atende a determinações do Governo Federal, que exige que órgãos públicos tenham registros próprios e exclusivos na matriz da Receita Federal.
A alteração segue o que determina a Instrução Normativa RFB nº 2005/2021, a Portaria Conjunta RFB/Secretaria de Previdência e Trabalho nº 71/2021 e o Decreto Estadual nº 878/2024.
Com isso, a Sedec estabeleceu um cronograma para transição. O CNPJ atual (03.507.415/0013-88) poderá ser utilizado para emissão e protocolo de notas fiscais, DANFEs, faturas e recibos somente até o dia 15 de abril de 2025. Após essa data, os documentos devem ser emitidos exclusivamente com o novo CNPJ: 57.541.264/0001-70.
Os documentos fiscais deverão ser encaminhados à Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica entre 17 e 20 de abril, após o atesto do fiscal de contrato. Já a fase de liquidação e pagamento ocorrerá entre 21 e 28 de abril. No período de 16 a 30 de abril, o sistema de emissão de notas fiscais estará bloqueado para permitir a migração entre os cadastros.
Impacto para servidores
A mudança não afetará os servidores efetivos e temporários. No entanto, servidores comissionados e estagiários serão exonerados e, em seguida, nomeados novamente com base no novo cadastro da secretaria.
A Sedec orienta que fornecedores, prestadores de serviço e demais envolvidos fiquem atentos aos prazos para garantir a regularidade das operações durante a transição.
Em caso de dúvidas, o contato da Superintendência de Finanças, Orçamento e Convênios é (65) 3613-0025.