Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em julho de 2025, Mato Grosso também obteve o maior número de solicitações, com 44.591 pedidos naquele mês
Nos últimos dois anos, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) emitiu um milhão de cédulas da Carteira de Identidade Nacional (CIN), colocando Mato Grosso na 4ª colocação do estado brasileiro com maior quantidade de emissões em relação ao número de habitantes, ficando atrás de Piauí, Acre e Alagoas.
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em julho de 2025, Mato Grosso também obteve o maior número de solicitações, com 44.591 pedidos naquele mês.
A Politec reduziu o prazo de emissão do documento, que passou de 40 para 15 dias. Também houve a necessidade de adequações sistêmicas e integrações nacionais, garantindo maior segurança do documento, que, antes de ser emitido, passa por validações da Receita Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional conta com a tecnologia blockchain, que garante maior segurança e rastreabilidade, evitando fraudes no documento. O sistema consiste em uma cadeia de informações seguras e transparentes, permitindo que qualquer tentativa de alteração ou falsificação seja detectada imediatamente.
A CIN, que começou a ser emitida em março de 2023, contém novos elementos de segurança, incluindo um QR code seguro e uma zona de leitura automatizada, com possibilidade de checagem fácil e segura pelas forças de segurança pública e por todos os balcões públicos e privados. Além da versão física, em papel ou policarbonato (plástico), o documento também passou a ter uma versão digital, disponibilizada no aplicativo GOV.BR
Outra mudança importante é a adoção do CPF como número do registro nacional, o que significa que, independentemente do Estado da Federação em que o documento seja emitido, o cidadão manterá sempre o mesmo número em seu registro.
-
Inmet emite alerta de baixa umidade e chuvas intensas em MT
-
Defesa Civil emite alerta teste em celulares de mato-grossenses neste sábado


