Medida
Publicado em
26 de dezembro de 2024
EDUCAÇÃO
Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) excluiu, de forma definitiva, a medida que oferece 15% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que cursaram o Ensino Médio em Mato Grosso, nesta quinta-feira (26). O assunto começou a ser debatido em novembro, quando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revogou a medida após repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão do bônus inconstitucional.
Em nota, a UFMT informou que empenhou esforços em defender a manutenção do bônus regional e, mesmo diante da recomendação do MEC pela remoção, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) votou para manter a bonificação regional como ação afirmativa para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025.
“A UFMT lamenta esta imposição do MEC e informa que deliberou pela constituição de uma comissão para definir outras formas de ingresso, para os próximos anos, que melhor atenda a sociedade mato-grossense”, diz trecho da nota.
De acordo com a universidade, no último dia 6, a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg-UFMT), realizou a adesão ao Sisu, garantindo a bonificação.
Porém, seis dias depois da adesão, a UFMT recebeu um ofício do MEC solicitando a retificação do termo de adesão, com a exigência de remover a bonificação regional, sob pena de o próprio Ministério da Educação excluir essa medida de ação afirmativa. Apesar disso, a UFMT optou por manter a bonificação no Sisu, em conformidade com a decisão do Consepe.
Já nesta quinta, a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DPPES) da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, informou que foi reaberto a adesão do Sisu com a exclusão definitiva da bonificação regional.
No dia 21 de novembro, a Universidade revogou a medida de 15% de bonificação na nota do Enem para candidatos que cursaram o Ensino Médio no estado.
Em resposta à suspensão, pais e estudantes fizeram um abaixo-assinado, que contou com mais de 1,7 mil assinaturas no documento protocolado no site da universidade no dia 25 de novembro.
Na época, a consultoria jurídica do Ministério da Educação (Conjur/MEC) informou que, embora as universidades tenham autonomia para definir políticas de ações afirmativas, elas devem ser justificadas com argumentos como: redução de desigualdades sociais e não podem ferir o princípio de isonomia.
No entanto, há duas semanas, a UFMT manteve a medida, após reunião do Consepe. Segundo a instituição, a medida valeria apenas para a nota do Enem de 2024, e, para os próximos anos.
A decisão foi mantida com 69% dos votos dos conselheiros. A reunião também contou com a presença de alunos, pais e professores.
A implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Enem para estudantes que se formaram em Mato Grosso foi aprovada pela UFMT em dezembro de 2023. Conforme o anúncio, o bônus deveria ser concedido a partir deste ano.
À época, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão informou que a nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada, e que também seriam contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.
EDUCAÇÃO
Teatro de caixa evidencia talentos artísticos de alunos do Sesi Escola
Turma do 2º ano do ensino fundamental da unidade de Várzea Grande usaram toda criatividade ao criar cenários, personagens e narrativas das histórias
Publicados
3 semanas atrás
em
6 de dezembro de 2024
Foto: Assessoria Sesi
Os alunos do 2º ano do ensino fundamental do Sesi Escola Várzea Grande protagonizaram um momento mágico de aprendizagem. Eles demonstraram suas habilidades artísticas ao criar cenários, personagens e narrativas originais dentro de caixas decoradas.
O público, formado pela professora, coordenadora pedagógica e colegas de sala, foi convidado a mergulhar nos mundos únicos que cada caixa representava. As histórias refletiam temas importantes e estimularam a imaginação de todos.
Ágnes Bertozzi adorou a atividade e apresentou a história A menina e o arco-íris. “Foi muito legal a experiência”, conta. Já Eduardo Wolf interpretou um menino que queria ser astronauta, mas foi impedido pelo pai. “Eu criei a história e adorei!”, afirma.
Apesar da timidez, Tiffany Coutinho conseguiu concluir sua apresentação sobre o Bom Jesus. “Fizemos as bonequinhas e decoramos as caixinhas. Fomos bem criativas”, comenta.
Segundo a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Raélita Marques, a atividade destacou o potencial do trabalho artístico como ferramenta educativa. “Promovemos não apenas o aprendizado, mas também o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Foi um verdadeiro espetáculo de criatividade e expressão”, pontua.