Modernização
Simulador deve gerar uma economia anual de R$ 2,8 milhões aos cofres públicos
Publicado em
27 de março de 2025
Por
Fabiana Mendes – Sesp-MT
MATO GROSSO
Foto: Reprodução
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), recebeu nesta semana uma plataforma de treinamento aerotático para aprimorar a qualificação dos servidores que atuam na base localizada no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e na unidade descentralizada de Sorriso.
Além de capacitar aproximadamente 50 servidores da unidade, o simulador também auxiliará na instrução de tropas da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A nova tecnologia deve gerar uma economia anual estimada de R$ 2,8 milhões aos cofres públicos.
A plataforma de treinamento aerotático, avaliada em R$ 1,3 milhão, é oriunda de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, cujo projeto contemplado no edital foi elaborado com objetivo de capacitar os servidores da segurança pública. A plataforma permite a máxima fidelidade, simulando as condições reais de um voo.
O objetivo é capacitar os operadores de aeronave no embarque e desembarque, bem como no acoplamento e utilização de cargas externas. Consideram-se cargas externas todas as operações que envolvem uso do Bambi Bucket (Helibalde), utilizado para apoio a combate a incêndios florestais, cesto (utilizado para resgate de vítimas conscientes), além do uso de uma maca com a técnica McGuire (vítimas que necessitam estar imobilizadas).
Dentro dos treinamentos de embarque e desembarque, também estão incluídos as técnicas de rapel e os procedimentos conhecidos como Mata Leão e Preguiça, nos quais os operadores ficam acoplados ao esqui da aeronave.
O comandante do Ciopaer, tenente coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior explica que anteriormente, esses treinamentos eram realizados com a aeronave em voo, o que gerava um custo ao Estado, mas agora, com a plataforma, os treinamentos serão aprimorados e ainda trarão economia de R$ 240 mil ao mês, chegando a R$ 2,8 milhões ao ano.
“Buscamos primeiramente a redução de despesas, além de ampliar a quantidade de treinamentos. O custo estimado de uma hora de voo do nosso helicóptero é de aproximadamente R$ 8 mil. Dessa forma, conseguiremos atender todos os operadores, manter a frequência dos treinamentos e, ao mesmo tempo, reduzir custos”, afirmou.
Considerando uma hora de treinamento por dia, a economia estimada é de R$ 240 mil por mês, já que a aeronave não será mais utilizada para esse fim, sendo substituída pela plataforma.
“Os treinamentos têm como objetivo aprimorar a qualificação técnica dos operadores, garantindo a manutenção do nível de segurança das operações e dos voos, além de otimizar os recursos, assegurando economia e maior disponibilidade da aeronave para os atendimentos”, finalizou o comandante.
GERAL
Governo de MT faz novo aporte de R$ 350 milhões para Nova Rota do Oeste
Publicados
3 dias atrás
em
24 de março de 2025
Foto: Divulgação
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) viabilizou um novo aporte de R$ 350 milhões em recursos do Tesouro Estadual para a MT Participações e Projetos S.A. (MT Par), que destinou o valor à empresa Nova Rota do Oeste, responsável pela concessão do trecho de 850,9 quilômetros da BR-163, entre os municípios de Itiquira e Sinop.
Desde que o Governo do Estado assumiu o controle da concessionária, no primeiro semestre de 2023, por meio da MT Par, já foram investidos cerca de R$ 2 bilhões na recuperação e modernização da rodovia federal. Desse total, R$ 1,5 bilhão são provenientes de recursos ordinários do Tesouro Estadual — verbas de livre aplicação, utilizadas conforme as diretrizes estratégicas do governo.
Segundo o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, a capacidade de investimento do Estado é resultado direto do equilíbrio fiscal alcançado ao longo dos últimos anos.
“A responsabilidade com as contas públicas nos fez retomar a capacidade de investimento do Estado. É diretriz do governo investir ao menos 15% da nossa receita líquida. Isso nos dá segurança para investir em áreas estratégicas, como a BR-163, sem comprometer o futuro das finanças do Estado. Sem responsabilidade fiscal, não teríamos assumido essa concessão.”, afirmou.
Essa capacidade de investimento tem como finalidade garantir a realização de investimentos estruturantes e, ao mesmo tempo, funciona como amortecedor de riscos, o que assegura a estabilidade fiscal diante de cenários de incerteza econômica, eventos climáticos ou oscilações externas.
Além dos aportes do Tesouro Estadual, a MT Par também recebeu recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que somaram R$ 510 milhões entre os anos de 2023 e 2024.
A recuperação da BR-163 é uma das principais prioridades do Governo do Estado, por sua relevância logística. A modernização da rodovia tem como objetivo melhorar as condições de trafegabilidade, aumentar a segurança e garantir mais eficiência no escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso.
“Esse é um projeto que transforma a logística de Mato Grosso e mostra a força de um Estado com contas equilibradas e foco em resultados”, concluiu o secretário.