BENEFÍCIO
Publicado em
3 de janeiro de 2025
Por
Janaína Arruda | Sefaz-MT
GERAL
Foto: Divulgação
Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT têm a oportunidade de economizar ao realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. Os usuários que possuem veículos registrados em Mato Grosso podem trocar os pontos acumulados no programa por abatimento no imposto que pode chegar a R$ 700, e que são cumulativos com os descontos oferecidos conforme calendário 2025.
Para garantir o desconto, é necessário acessar o site ou aplicativo do Nota MT e resgatar os pontos antes de emitir a guia de pagamento do imposto. Após confirmar a aplicação do benefício, o contribuinte poderá optar pela forma de pagamento e gerar o boleto no site da Sefaz. O prazo para o resgate dos pontos é de até dois dias antes do vencimento do IPVA, que é conforme o final da placa do veículo.
Além da economia no IPVA, o Nota MT oferece outros benefícios, como a participação em sorteios com prêmios mensais de até R$ 100 mil e a pesquisa de preços no comércio local pela ferramenta Menor Preço. Para participar, basta se cadastrar no programa, inserir os dados pessoais e escolher uma entidade filantrópica que, caso o usuário seja sorteado, recebe 20% do valor do prêmio.
O programa, que incentiva a cidadania fiscal, permite que o contribuinte economize enquanto fortalece a arrecadação estadual e apoia instituições sociais. A funcionalidade de resgate de pontos para desconto no IPVA está disponível pelo aplicativo e pelo site oficial do Nota MT (www.nota.mt.gov.br).
IPVA 2025
Os contribuintes poderão optar pelo pagamento à vista, com descontos progressivos de 5% ou 3%, ou parcelar o imposto em até oito vezes consecutivas.
Para os veículos com placas de números finais 1, 2, 3 e 4, o desconto de 5% será válido para pagamentos realizados até o dia 10 de março de 2025. O desconto de 3% será concedido até o dia 20 de março de 2025, enquanto o pagamento sem desconto ou a primeira parcela deverá ser efetuada até 31 de março de 2025.
Para as placas de finais 5, 6 e 7, o desconto de 5% será aplicado até o dia 10 de abril de 2025. A redução para 3% será válida até o dia 22 de abril, e o prazo final para pagamento sem descontos ou a primeira parcela será no dia 30 de abril de 2025.
Já os proprietários de veículos com placas de finais 8, 9 e 0 terão até 12 de maio de 2025 para aproveitar o desconto de 5%, e até 20 de maio para obter o desconto de 3%, e até 30 de maio para quitar o valor integral sem desconto ou pagar a primeira parcela.
GERAL
Violência contra mulheres domina registros em Cuiabá em 2023
Publicados
14 horas atrás
em
3 de janeiro de 2025
(Foto: Agência Brasil)
O Boletim Epidemiológico de Violência Interpessoal de 2023, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, aponta 520 casos de violência interpessoal ao longo do ano, e as mulheres representaram 94,2% das vítimas.
A faixa etária mais afetada foi a de 10 a 14 anos, seguida pelas de 20 a 29 e 30 a 39 anos. A maior parte das vítimas se identifica como parda (63,3%) e possui baixa escolaridade.
A violência física foi a mais registrada (41,6%), seguida da sexual (35,7%) e psicológica (16,9%). O estupro foi a principal forma de violência sexual, representando 89,6% das ocorrências nessa categoria.
A maioria das agressões foi cometida por homens (94,9%), com destaque para cônjuges, que aparecem em 26,1% dos casos, e namorados e ex-parceiros íntimos, que somam 23,6%.
As residências se confirmaram como os principais locais de ocorrência, abrigando 84,6% das situações registradas. Além disso, 61% dos casos apresentaram reincidência, evidenciando ciclos de violência.
O período noturno concentrou a maior parte dos atos violentos, seguido das madrugadas. A Região Sul de Cuiabá foi a área com mais notificações (33,1%), seguida pela Região Leste (30%).
Unidades hospitalares responderam pela maior parte das notificações (475), enquanto a atenção primária registrou apenas 15 casos, demonstrando uma lacuna significativa na identificação e acompanhamento das situações de violência em estágios iniciais. A subnotificação nos níveis primários de atenção levanta preocupações sobre o alcance da rede de apoio às vítimas.