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    Lar»Região»Sesi oferta 250 vagas gratuitas para EJA em Sinop e Várzea Grande
    Região

    Sesi oferta 250 vagas gratuitas para EJA em Sinop e Várzea Grande

    JornalismoDe Jornalismo6 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos lidos
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    Educação de Jovens e Adultos

    As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 25.05, e o início das aulas está agendado para o dia 26/05/2025

    Publicado em

    6 de maio de 2025

    Por

    Fernanda Nazário – Assessoria Sesi

    EDUCAÇÃO

    Foto: Assessoria Sesi – As aulas são híbridas, com 80% da carga horária online e 20% presencial

    Os moradores de Sinop, Várzea Grande e municípios vizinhos que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio têm a oportunidade de finalizar os estudos com o método de ensino inovador do Serviço Social da Indústria (Sesi MT). O polo da instituição nas respectivas cidades está com 250 vagas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 25.05, e o início das aulas está agendado para o dia 26/05/2025.

    Para a unidade de Sinop estão disponíveis 100 vagas. Já o Sesi de Várzea Grande oferece 150 vagas. As aulas são híbridas, com 80% da carga horária online e 20% presencial. Os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana (conforme calendário do curso). Nos quatro dias da semana em que o aluno não está no Sesi, ele pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário.

    “A EJA representa uma nova chance para quem deseja concluir os estudos e abrir novas possibilidades na vida pessoal e profissional. No Sesi, esse processo é facilitado por uma metodologia inovadora, que valoriza o ritmo e a vivência de cada aluno, tornando a aprendizagem mais acessível e eficiente”, pontua o gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira.

    Reconhecimento de saberes

    O programa da EJA do Sesi tem como objetivo promover educação de qualidade com base na inclusão dos jovens e adultos que não concluíram os estudos e, muitas vezes, se sentem desqualificados. Para o Sesi, apesar da ausência do diploma de conclusão do ensino fundamental e médio, essas pessoas possuem conhecimentos fundamentais para contribuir significativamente para o setor industrial de Mato Grosso.

    “Com foco nesses conhecimentos, o Sesi utiliza uma metodologia de ensino que leva em consideração a experiência de vida dos estudantes, permitindo que eles possam conciliar seus estudos com suas atividades diárias”, destaca Fernando. O método é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e acelera o tempo de estudo com base na vivência dos saberes de cada aluno.

    Documentos necessários

    Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes, além da população em geral, precisam apresentar os seguintes documentos na unidade que deseja estudar: Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, além do Histórico Escolar. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento. Todos os documentos devem ser originais.

    Mais informações podem ser obtidas pelos telefones das unidades do Sesi:

    Sinop: (66) 3531-3611 / (66) 99646-2021 (WhatsApp);

    Várzea Grande: (65) 3685-2311 / (65) 2128-2056 (WhatsApp).

    EDUCAÇÃO

    Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025; veja quais são

    Governo irá investir R$ 3 milhões no projeto desenvolvido pela Seduc e Seaf neste ano

    Publicados

    2 semanas atrás

    em

    25 de abril de 2025

    Foto: Assessoria

    A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou, nesta sexta-feira (25.4), a seleção de 300 escolas da rede estadual de ensino que participarão do Projeto Hortas Escolares 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

    Com um investimento total de R$ 3 milhões, cada escola participante receberá R$ 10 mil para adquirir ferramentas, sementes e insumos, promovendo a produção de alimentos e ervas medicinais de forma orgânica e inovadora.

    O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o projeto de cada escola passou por análise das Diretorias Regionais de Educação (DREs) levando-se em consideração não apenas a sua contribuição para a alimentação escolar, mas também como uma ferramenta pedagógica.

    “Ao cultivar uma horta, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre nutrição, sustentabilidade e o ciclo da vida das plantas. Essa experiência prática estimula o interesse pela ciência e pela biologia, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente”, explicou.

    Além disso, ele salientou que as hortas escolares promovem a valorização da agricultura familiar, conectando os estudantes com a realidade dos produtores locais.

    “Isso não apenas contribui para a economia regional, mas também ensina aos jovens a importância de consumir alimentos frescos e saudáveis, combatendo a obesidade e promovendo hábitos alimentares mais conscientes”, falou.

    Alan disse, também, que o projeto visa fortalecer o vínculo dos estudantes com o meio ambiente, incentivando a responsabilidade social e a consciência ecológica. “Ao integrar a teoria à prática, as hortas escolares se tornam um espaço de aprendizado holístico, preparando os jovens para serem cidadãos mais informados e responsáveis”, completou o secretário.

    Desde 2020 a Seduc incluiu no currículo das escolas do campo a Parte Diversificada, por meio do componente curricular Ciências e Saberes do Campo. Essa iniciativa visa complementar e enriquecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando as especificidades regionais, culturais e produtivas das comunidades locais.

    Entre as eletivas ofertadas, destaca-se a disciplina Agroecologia:  Conhecimento, Produção e Prática, que propõe ao estudante refletir sobre suas raízes culturais e o vínculo com práticas produtivas tradicionais, incentivando o protagonismo juvenil e a valorização da cultura, experiências e saberes locais.

    As hortas escolares oferecem variedade de alimentos frescos e orgânicos e apoia os estudantes, tanto na escola quanto em casa, pois o excedente da produção poderá ser doado a estudantes considerados hipossuficientes.

    Confira AQUI a relação das escolas contempladas.

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