Corumbá está sob alerta de tempestades até domingo (19)
A chuva deixou um rastro de destruição em Corumbá e região neste sábado (18). Casas foram destelhadas e árvores vieram abaixo, inclusive sobre caíram sobre residências, tanto na área urbana quanto na zona rural do município. Choveu mais de 20 milímetros em Corumbá, mas em algumas propriedades rurais no Pantanal o acumulado passou de 100 mm, conforme o Corpo de Bombeiros. Para amanhã (19) a previsão é de mais temporais.
No perímetro urbano
Conforme o Corpo de Bombeiros de Corumbá, árvores caíram sobre casas nos bairros Nova Corumbá e Vila Guarani. O 3º Grupamento de Bombeiros Militar atuou na eliminação de riscos. Lonas foram fornecidas pela Defesa Civil para cobrir os telhados danificados. Parte da estrutura da quadra do Colégio Santa Tereza também desabou sobre uma caminhonete, mas ninguém ficou ferido.
Conforme os militares, os acumulados de chuva registrados até o momento foram de 21,2 mm na região central e 24,4 mm na parte alta da cidade.
Na zona rural
Os estragos também atingiram a zona rural. Na região do Paraguai Mirim, quatro residências foram afetadas por rajadas de vento, deixando quatro adultos desabrigados, entre eles uma gestante, além de sete crianças e três idosas. Na região do Castelo, uma residência onde vivem duas pessoas e uma criança também foi atingida.
Na Escola Jatobazinho, houve destelhamento e queda de árvores entre sexta-feira (17) e sábado (18). Em alguns pontos da zona rural, o acumulado de chuva chegou a 100 milímetros, conforme informou o Corpo de Bombeiros. Em todas as situações relatadas, não houve vítimas — apenas danos materiais. As famílias afetadas foram acolhidas por vizinhos.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município está sob alerta de tempestade até às 13h deste domingo (19). A previsão indica chuvas entre 30 e 100 mm por dia, ventos entre 60 e 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo.
“Nossas equipes seguem em campo monitorando os pontos de risco e atendendo às ocorrências. Pedimos que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue sob árvores nem estacione próximo a torres de transmissão ou placas. Se possível, desliguem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; evitem usar equipamentos conectados à tomada e, em áreas sujeitas a enxurradas, protejam documentos e objetos de valor em sacos plásticos e em locais elevados. Diante de qualquer situação de perigo, procurem abrigo e evitem permanecer ao ar livre. Para emergências, acionem o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199, e acompanhem apenas os canais oficiais para novas informações.”
Capitão Silvanei, Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil de Corumbá.
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Defesa Civil Municipal, segue monitorando as ocorrências, realizando o levantamento de danos e articulando com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social as melhores medidas para amparar as famílias afetadas neste momento de vulnerabilidade. Atualizações oficiais serão divulgadas nos canais da Prefeitura e da Defesa Civil Municipal de Corumbá.