O evento é uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral
Começa nesta segunda-feira (1°) a 8ª edição do Teste da Urna 2025. A abertura do evento ocorrerá às 13h e segue até sexta-feira (5), em Brasília. Investigadores vão executar os 38 planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora. O objetivo é reforçar a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos.
A iniciativa integra o ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio às auditorias da urna eletrônica, sendo uma das principais oportunidades de fiscalização do processo eleitoral.
O primeiro dia do evento será realizado no período da tarde, das 13h às 18h. Nos demais, a programação ocorrerá das 9h às 18h. O encerramento está previsto para às 17h de sexta, no Auditório II do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), localizado no subsolo do edifício-sede.
Próximos passos
Na sexta-feira (5), durante o encerramento do evento, será feita a entrega dos certificados de participação e, em 18 de dezembro, o relatório parcial da Comissão Avaliadora será publicado.
Os grupos que identificarem possíveis pontos de melhorias dos sistemas eleitorais serão convocados a comparecer novamente à sede do TSE para reproduzir, em versão ajustada, os mesmos testes que levaram às conclusões apresentadas. Essa etapa é chamada Teste de Confirmação e será realizada em maio de 2026.


