Seleção
Confira horários e orientações para os candidatos
Publicado em
17 de outubro de 2025
EDUCAÇÃO
Foto: Divulgação
Neste domingo (19/10), aproximadamente 5 mil estudantes mato-grossenses que atualmente estudam no 9º ano do Ensino Fundamental devem participar da prova de seleção para vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. A participação é exclusiva para quem já se inscreveu para o Processo Seletivo previsto pelo edital 090/2025 do IFMT, que oferta 1.790 vagas distribuídas em 11 campi.
O IFMT reforça que o Processo Seletivo segue regras estritas, assim como vestibulares e concursos públicos. Nesse sentido, os candidatos que farão a prova precisam se atentar a pontos cruciais como o horário de abertura e fechamento dos portões, a necessidade de apresentação de documento oficial com foto e a necessidade de levarem consigo uma caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente para preenchimento do cartão-resposta.
Neste ano, a entrada nos locais de prova será permitida entre às 13h e 13h45 do domingo (horário oficial de Cuiabá). A organização do Processo Seletivo também destaca que não serão aceitos documentos em versão digital. Em caso de extravio do documento, o candidato deverá comparecer ao local de provas com uma foto 3×4 e boletim de ocorrência sobre a perda do documento.
As questões da avaliação abordarão conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A aplicação da prova terá início às 14h e duração de até três horas e meia. Os primeiros candidatos a concluir a avaliação somente poderão sair do recinto depois de transcorridos 90 minutos de prova. Caso saiam antes desse período mínimo, serão desclassificados do processo.
O gabarito oficial da prova será divulgado no site do IFMT na segunda-feira (20/10). Já o resultado final, com a lista de aprovados, está previsto para ser publicado em dezembro. Todas as informações e atualizações sobre o Processo Seletivo podem ser acompanhadas no portal seletivo.ifmt.edu.br/
EDUCAÇÃO
Seduc abre prazo para recursos do seletivo das escolas militares
Candidatos têm até esta quarta-feira (8) para contestar questões e respostas preliminares; gabarito oficial sai dia 14; resultado final será divulgado no dia 24 de outubro
Publicados
1 semana atrás
em
7 de outubro de 2025
Foto: Assessoria – Seduc-MT
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abriu, nesta terça-feira (7.10), o período para interposição de recursos contra as questões e o gabarito preliminar do processo seletivo das escolas estaduais militares. O prazo segue até esta quarta-feira (8), por meio de formulário eletrônico disponível no link.
Os gabaritos preliminares já podem ser consultados no site oficial da Seduc. Conforme o cronograma divulgado, o gabarito oficial será publicado no dia 14 de outubro, e o resultado final do seletivo será divulgado no dia 24 do mesmo mês.
O processo seletivo, realizado no domingo (5), reuniu mais de 15 mil estudantes interessados em ingressar nas 24 escolas estaduais militares Tiradentes e nas cinco unidades Dom Pedro II. Ao todo, serão disponibilizadas 5.422 vagas para o ano letivo de 2026.
De acordo com a Lei nº 11.273/2020, as vagas serão distribuídas por cotas da seguinte forma: 20% para filhos e dependentes legais de Policiais Militares e Bombeiros de Mato Grosso; 20% para estudantes de famílias comprovadamente hipossuficientes; 5% para o público-alvo da Educação Especial (Paede) e 55% para ampla concorrência.
O período de matrícula dos candidatos aprovados será de 19 a 23 de dezembro de 2025, diretamente na unidade escolar informada no ato da inscrição, com a presença dos pais ou responsáveis legais.
As escolas estaduais militares estão distribuídas em diversas regiões do estado, abrangendo os municípios de Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.