Registro feito em área agrícola de Querência mostra um macho e uma fêmea caminhando juntos durante o dia, comportamento considerado raro.
Dois tatu-canastra (a maior espécie de tatu do mundo e um dos animais mais difíceis de serem avistados) foram filmados caminhando juntos em uma área agrícola, localizada no município de Querência (MT), no nordeste de Mato Grosso.
O registro, feito pelo produtor rural Felipe Passinatto no último sábado (29), mostra um macho e uma fêmea caminhando lado a lado durante o dia, o que chamou a atenção de especialistas pela raridade.
No vídeo, Felipe descreve a cena enquanto grava os animais se aproximando da caminhonete. “Gente, olha dois tatu-canastra aqui, ó, gigante… o macho e a fêmea. Olha que coisa mais linda… Querência, Mato Grosso, 29 de novembro”, narra o produtor.
A gravação repercutiu entre pesquisadores. O biólogo e perito ambiental Thiago Paiva de Paula, que atua há 25 anos com fauna silvestre, classificou o flagrante como excepcional.
“Foi um registro fantástico. Em 25 anos de trabalho com fauna, vi apenas três vezes”, afirma. Ele destaca ainda que os animais são de hábitos estritamente noturnos. “Já é difícil ver só um. E o vídeo é durante o dia”, reforça o especialista.
O registro tem relevância científica não apenas pela raridade do avistamento duplo, mas também por contribuir com dados para estudos de comportamento, ocorrência e conservação da espécie na região do Xingu, onde populações de tatu-canastra sofrem pressão devido à expansão agropecuária e perda de habitat.
Thiago avalia que imagens como essa ajudam pesquisadores a compreender melhor a presença da espécie em áreas produtivas e reforçam a necessidade de cuidado por parte de moradores e trabalhadores rurais. Ele orienta que, ao encontrar um indivíduo, a população mantenha distância e evite qualquer tipo de aproximação que possa estressar o animal.
-
Bombeiros resgatam tatu-galinha em Confresa; espécie é essencial para o equilíbrio do Cerrado
-
Animais do Pantanal fazem caretas “assustadoras” em clima de Halloween
-
Vocalização das capivaras: vídeo revela assobio curioso


