Solidariedade
Em Cuiabá, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que vão salvar a vida de cinco pacientes
Publicado em
17 de outubro de 2025
Por
Ana Lazarini e Luiza Goulart – SES-MT
SAÚDE
Foto: Divulgação
A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) na tarde desta quinta-feira (16.10).
O procedimento começou às 12h06 e terminou às 15h50. As equipes captadoras são de Brasília (DF) e de Mato Grosso, e contaram com o suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
“Graças à potencialidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seus profissionais, o Brasil pode contar com um serviço de transplante ágil e eficiente. É gratificante ver que, por meio da solidariedade e sensibilidade de uma família enlutada, cinco pessoas terão uma nova chance de vida”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Essa foi a 9ª captação de órgãos realizada em Mato Grosso neste ano. Durante o procedimento, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que irão beneficiar cinco pacientes.
“Esta captação também é resultado do trabalho da gestão estadual, que investe na capacitação de profissionais das unidades captadoras, para a conscientização sobre o transplante de órgãos”, destacou a secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, informou que, ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos, sendo captados 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
“Mato Grosso tem trabalhado para ampliar a captação e o número de transplantes realizados dentro do Estado. A doação de órgãos pode salvar muitas vidas e, através deste ato de solidariedade, é possível transformar a dor da perda em esperança para quem espera por um transplante”, concluiu.
SAÚDE
SES realiza oitava captação de órgãos em Mato Grosso de 2025
Na tarde desta quinta-feira (2), foi realizada a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa
Publicados
2 semanas atrás
em
3 de outubro de 2025
Foto: Central Estadual de Transplantes
A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou, na tarde desta quinta-feira (2.10), a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.
O procedimento começou às 12h18 e terminou às 14h56. As equipes captadoras vieram de Brasília (DF) e contaram com o suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e das equipes da CET.
Esse foi a oitava captação de múltiplos órgãos de 2025 em Mato Grosso. Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
“A captação e o transplante de órgãos são serviços que demonstram a grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS). Parabenizo o nobre gesto da família que aceitou doar esse órgão mesmo em um momento de dor. Essa é a chance de vida para alguém que precisa”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, explicou que a gestão estadual trabalha junto às unidades captadoras para conscientizar os profissionais e as famílias dos possíveis doadores de órgãos.
“O Governo de Mato Grosso envida muitos esforços para preparar e conscientizar os profissionais sobre o processo de captação de órgãos, porque é necessário que todos sejam sensíveis na abordagem das famílias. Além disso, a SES retomou o transplante de rim no estado, o que é muito positivo para a população”, avaliou.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, também enfatizou que o Estado investe em capacitações voltadas para os profissionais de unidades notificadoras.
“No ano de 2024, foram realizadas junto aos hospitais notificadores de Mato Grosso dez turmas. Neste ano de 2025, realizamos diversas capacitações durante o mês do Setembro Verde, voltado para a conscientização sobre o transplante de órgãos”, afirmou.