Bugio-preto é o maior macaco de Mato Grosso e pode ser ouvido a quilômetros de distância no Pantanal
Um animal saiu correndo do meio do mato, cruzou a trilha em poucos segundos e desapareceu no meio da mata, no Pantanal de Mato Grosso. Turistas que visualizaram a cena, apesar do susto, ficaram encantados.
O animal curioso na verdade, se trata do bugio-preto (Alouatta caraya), considerado o maior macaco que vive em Mato Grosso, e uma das vozes mais marcantes das florestas pantaneira.
A cena foi registrada pelo guia, Igor Gaspareto, da Gasparetour, durante uma expedição de turismo ecológico pelo Pantanal mato-grossense.
O maior macaco da região, estava sozinho andando livre em seu ambiente natural. Para o guia, a cena foi rara e mostra como o Pantanal é vivo e surpreendente. “Normalmente vemos os macacos bugio nessa área na copa das árvores, mas nesse dia vimos eles saindo correndo da lagoa, eles só descem das árvores para beber água”, contou Igor.
Veja registro do avistamento do Bugio-preto abaixo:
Grandes e donos de uma voz que domina o bioma
Mesmo aparecendo por pouco tempo, o bugio-preto é fácil de reconhecer pelo corpo forte, pelos pelos escuros e pela voz muito alta, que pode ser ouvida a até cinco quilômetros de distância.
O segredo do som está em uma estrutura especial na garganta, o osso hioide, que funciona como uma caixa de ressonância, amplificando os rugidos que marcam território e avisam: “este pedaço de floresta já tem dono”.
Mas o bugio não vive de briga. É um animal tranquilo e observador, que passa a maior parte do dia nas copas das árvores, descansando e se alimentando de folhas, flores e frutas. Costuma viver em grupos de até dez indivíduos e tem comportamento pacífico, diferente de outros primatas mais agitados.
Além de toda sua imponência, o bugio-preto é considerado um indicador ambiental. Sua presença indica que o ecossistema está equilibrado e com vegetação preservada, um símbolo de que o Pantanal segue pulsando equilíbrio e vida.
-
Bugio é flagrado bebendo água em dia de 40°C no Pantanal
-
Maior macaco de MT tem megafone natural e avisa: este território tem dono
-
Macacos do Pantanal: descubra quais espécies habitam o bioma